Eventos

18 palestras para assistir no Social Media Week São Paulo 2017 (com gravações na íntegra)

[Atualizado 20/09: disponibilizei aqui no post as gravações feitas pela organização do Social Media Week e patrocinadores para quem não pôde comparecer ao evento]

Entre os dias 11 e 15 de setembro acontece em São Paulo mais uma edição do Social Media Week, evento global que reúne anualmente milhares de pessoas em todos os quatro cantos do mundo. Com mais de 200 palestras, a expectativa é que esta edição brasileira supere o público do ano passado de 4.400 participantes, chegando a receber cerca de 5.000 inscritos nas centenas de atividades que acontecerão durante os cinco dias no campus Joaquim Távora da ESPM-SP.

Com tantas opções (já são mais de 227 atividades e 281 palestrantes), fica fácil se perder nesse oceano de possibilidades. Para ajudar a encontrar as palestras que são do seu maior interesse, a equipe do SMW convidou curadores, patrocinadores e jurados para montar trilhas de conteúdo com hashtags temáticas que direcionam o assunto de cada palestra. Desta forma você consegue facilmente encontrar os temas do seu interesse: inteligência artificial, influenciadores, chatbots, inovação, negócios, etc.

Também com a intenção de orientar quem possa estar perdido, montei o meu próprio cronograma de palestras que devo (ou gostaria de) acompanhar. Ratifico desde já que se trata apenas de sugestões e há várias outras atividades/palestrantes de qualidade no evento, mas aqui listei apenas aqueles profissionais cujo trabalho conheço pelo menos superficialmente. São professores, pesquisadores, empreendedores e outros profissionais que posso garantir que têm conhecimento bacana a ser compartilhado!

SEGUNDA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO

Para abrir o evento com o pé direito, recomendo esta palestra importantíssima de Monique Evelle e Lucas Santana. A Evelle Consultoria foi responsável pelo levantamento que escancarou a falta de diversidade no Rock In Rio 2017 que homenageia a África. Já falei sobre diversidade aqui no blog e reforço o papel da comunicação na criação das desigualdades.

Marcella Rodrigues é Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco e trabalha desde 2008 com marketing em mídias sociais. Sua pesquisa foi justamente sobre as estratégias narrativas dos clubes de futebol para engajar o torcedor conectado, então podemos ter certeza que a junção entre academia e mercado será bem trabalhada nessa palestra!

Rodrigo Helcer é um dos fundadores da Stilingue, ferramenta que tem ganhado o mercado devido ao seu intenso trabalho de inovação e tecnologia, além de um direcionamento dedicado criteriosamente às estratégias com influenciadores. Helcer também foi autor do capítulo “Para onde vamos”, do livro Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais, do IBPAD.

No ano passado eu recomendei o conteúdo da Mônica Duarte Bulgari pela palestra “Como não cometer gafes sobre questões de gênero e feminismo nas redes sociais” aqui no blog. Baseado no que pude conferir da sua apresentação no ano passado, pode ter certeza que sua fala sobre redação para mídias digitais deve seguir a mesma linha de qualidade e profissionalismo.

TERÇA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO

Na terça-feira o tema inteligência artificial é predominante na maioria das palestras, inclusive na minha lista. A começar pela apresentação de Andrea Hiranaka, que trabalha na Ipsos e escreveu o excelente capítulo “COMUNIDADES ONLINE: Construindo conhecimento sobre o consumidor de forma ativa, interativa e colaborativa”, também do livro do IBPAD.

Quando o assunto é novidade (no mundo da comunicação/tecnologia), há muito ânimo e pouco debate sobre o que é real e o que é apenas frenesi – por isso a importância desse painel! Com mediação de Tarcízio Silva (IBPAD), os pesquisadores Erick Fonseca e Luiz Merschmann trazem a qualidade acadêmica para o debate com Milton Stiilpen Jr, cofundador da Stilingue.

E para fechar a terça-feira com debates qualificados e responsáveis sobre inteligência artificial, Wesley Muniz (Bradesco; também professor do curso de Monitoramento do IBPAD) recebe Vinícius Padalino (Social QI) e Will Zanette (F.biz) para discutir como a IA pode ajudar os profissionais de BI e mídia a tomarem melhores decisões.

QUARTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO

No Profissão Social Media: Relacionamento Marcelo Salgado falou um pouco sobre o trabalho que o Bradesco desenvolve com a ajuda de (micro-)influenciadores/creators e nesta apresentação Nayara Ruiz promete compartilhar mais um pouco de como a empresa tem utilizada dessa estratégia para construir o ciclo social da marca.

Dani Rodrigues é Gerente de Real-Time na Coca-Cola e uma das minhas maiores inspirações profissionais, como já explicitei aqui no blog diversas vezes. Já a escutei falando como aluno, como ouvinte e como amigo, e posso garantir sem titubear: você sempre sairá da sua presença com um ar renovado e muito entusiasmo para se tornar um melhor profissional e melhor pessoa.

QUINTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO

Gutenberg Almeida é coordenador na pós-graduação do Centro Universitário Una, onde foi responsável pela reformulação no currículo da especialização em Comunicação Digital e Mídias Sociais. Tenho acompanhado um pouco do seu trabalho nas mídias sociais (principalmente LinkedIn) e estou ansioso para poder aprender mais de perto!

Essa é uma das palestras pela qual coloco a minha mão no fogo. Jaqueline Buckstegge é cientista política pela UnB e minha colega no IBPAD. Além disso, ninja do Excel. Fui eu quem insisti que ela oferecesse essa atividade, aliás, porque achei que ela deveria compartilhar tanto conhecimento com o mundo. Obrigado, de nada!

Soraia Lima é coordenador no curso de pós-graduação em Planejamento Estratégico e Concepção de Branded Content do Senac em São Paulo. Já foi Community Manager do Scup e já ofereceu/ainda oferece aulas em diversos cursos sobre mídias sociais em todo o Brasil. Também faz a ponte entre academia e mercado, o que é sempre um selo de qualidade.

Para fechar a quinta-feira com chave de ouro, Gabriel Ishida apresenta o resultado da pesquisa que realizou sobre as dificuldades de mensuração com influenciadores para campanhas em mídias sociais. No livro do IBPAD, ele escreveu o capítulo “Influenciadores”, onde apresentou uma tipologia de classificação com foco no trabalho de métricas (e ROI).

Sou fã do trabalho que Alexandre Formagio desenvolve na Media Education desde a primeira vez que conheci, ainda de longe, o Social Analytics Summit. Nesse workshop ele aborda um tema que aparece de vez em quando mas que deveria ser um debate constante para profissionais que trabalham com mídias sociais, onde somos todos usuário-mídia e brand personas.

SEXTA-FEIRA, 15 DE SETEMBRO

Eu trabalho diretamente com a Débora Zanini e posso dizer que cada dia que passa aprende um pouco mais. Ela apresentou uma palestra semelhante no Social Analytics Summit do ano passado e foi uma das mais elogiadas do evento. Ao lado de Jaqueline Buckstegge, sobre quem já comentei anteriormente, deve deixar todos encantados mais uma vez.

Eu queria muito ter entrevistado o Gustavo Rodrigues para o Profissão Social Media: Planejamento, mas infelizmente não consegui por motivos que já não me recordo. Agora, felizmente, terei a sorte de aprender um pouco do muito que ele tem a compartilhar sobre o trabalho de planejamento – e justamente no foco que mais nos interessa, o de mídias sociais.

Disputando a atenção com a palestra do Gustavo, está essa também incrível palestra do Felipe Proto sobre métricas incomuns para mídias sociais. Gerente de BI na iProspect, sei que ele também tem um excelentíssimo repertório com o trabalho de métricas e terá perspectivas singulares para quem trabalha na área, trazendo insights valiosos e importantes.

Por fim, recomendo humildemente a palestra que vou oferecer com base na série Profissão Social Media. A proposta é trazer os highlights dos seis posts da série (monitoramento, planejamento, criação de conteúdo, relacionamento, mídia e métricas — os dois últimos já em fase de finalização) com o conhecimento dos 60 profissionais que tive a oportunidade de entrevistar.

Reitero que essas são apenas algumas das sugestões que compartilho por conhecimento prévio dos respectivos profissionais, mas há outras centenas de atividades interessantes com palestrantes de qualidade e com muito conhecimento a compartilhar. Caso tenha alguma sugestão, é só deixar aqui nos comentários que posso até atualizar o texto! 🙂

Tags:

3 comentários

  1. A palestra do Formagio é das 20:00 às 21:00

    1. Obrigado pelo alerta, Interney! Já arrumei no texto 🙂 Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *